Arte

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Arte é Cultura


Universidade de Brasília– UAB/UnB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
História da Arte Educação
Discente: Rauany Mendes de Souza


O papel da arte na educação é de fundamental importância para a formação cultural, intelectual e até mesmo pessoal do ser humano, a arte/educação atua no sentido de colocar o educando em um âmbito de conhecimento bem mais amplo e superior aos conhecimentos tidos como “essenciais”, pois pode atuar na esfera da construção de princípios, conceitos e caráter pessoal.
A educação pela arte serve como ponte entre a sociedade “leiga” e toda a gama de saberes expressivos e culturais que a arte proporciona.
A arte tem o poder de ampliar a visão de mundo daqueles que tem a capacidade de reconhecê-la.
É por esse motivo que surgiu o anseio de implantar as escolinhas de arte no Brasil, e estas foram de grande importância, pois através de sua maneira diferenciada de ensinar através da liberdade de expressão artísticas de seus alunos, foi capaz de revolucionar o conceito de artes que em outrora era tida como disciplina banal. A partir da ascensão das escolinhas de arte essa modalidade de ensino foi valorizada, pois todos puderam constatar as vantagens de desenvolver nas crianças o potencial criativo de cada uma delas. As escolinhas de artes tinham essa missão de fazer vir à tona os talentos escondidos e descobrir qual a vocação artística de cada uma de forma singular, respeitando as suas limitações.
Além disso, foi após o crescimento dessas escolinhas que surgiu o interesse de incluir a arte/educação no currículo escolar, na verdade, esse já era o sonho frustrado de muitos arte/educadores que tinham esse anseio, no entanto, essa idéia só foi amadurecida e posta em prática após a elevação das escolinhas de arte que influenciaram grandiosamente neste processo.
Foram encontrados muitos obstáculos para a concretização desse projeto, pois como até hoje percebemos, ainda existem algumas pessoas desinformadas que vêem o ensino de artes como algo banal e de “segunda instância”, valorizando mais disciplinas como português, matemática e etc., essas que são requisitadas em concursos, como é citado no texto de Azevedo – Movimento escolinhas de arte, página 218 “é necessário ao arte/educador se reconhecer como sujeito histórico de uma minoria, no coletivo dos educadores”.
Sabemos que ainda hoje defender o valor da arte não só na educação, mas em todos os campos é um verdadeiro desafio, pois vivemos em uma sociedade capitalista que costuma lançar maior interesse por aquilo que dá maior lucratividade. No entanto, podemos nos contrapor a esse padrão tendo como referência a ousadia dos precursores dessa modalidade aqui no Brasil: Augusto Rodrigues, Lucia Alencastro Valentin e também não podemos deixar de citar a notória participação de Noêmia Varela e a Grande Ana Mãe Barbosa que tanto contribuíram para a valorização da Arte/Educação brasileira, temos a missão de dar continuidade a esse trabalho de propagar a importância da Arte em todos os aspectos da vida social e humana.

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