Arte

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

Projeto Interdisciplinar de Ensino Aprendizagem 2

Esta página está reservada a disciplina de PIEA2 da Faculdade de ARTES VISUAIS.



O projeto do outro


O trabalho que me dispus a observar e dar as minhas considerações foi o trabalho desenvolvido pela colega Socorro Pinheiro. Neste, ela desenvolveu uma aula bem interessante sobre os brinquedos ópticos onde primeiramente apresentou a teoria sobre esse assunto e depois partiu para a prática. Acredito que aulas nesse estilo contribuem muito para uma boa compreensão por parte dos alunos acerca dos conteúdos aplicados, já que para se obter um maior entendimento sobre algo temos que experimentá-lo, e é isso que a Socorro faz, instiga os alunos para que eles próprios produzam, desta maneira é possível manter uma interação satisfatória entre a aula proposta e a absorvição de cada estudante.
A colega Socorro Pinheiro desenvolveu esse assunto a partir de uma pesquisa sobre o conteúdo que estava sendo aplicado na sala de aula pela professora Maria Bonfim, daí ela resolveu enriquecer os conhecimentos já adquiridos pelos alunos da turma do 1° ano “H” da escola estadual de ensino médio Dom Julio Mattioli, com um projeto que acrescentasse na formação básica das concepções acerca do assunto abordado: História da fotografia.
Os alunos confeccionaram brinquedos como: Fenascistoscópio, flipbook, thaumatrope, zootropico, todos estes foram feitos pelos alunos com a orientação da colega Socorro, juntamente com a professora Maria Bonfim.




Meu Projeto






Este projeto foi muito satisfatório para mim, desde o princípio quando apresentei a proposta para a direção da escola que me acolheu muito bem e até incentivou.
Foi imensamente gratificante perceber a aceitação da grande maioria dos alunos em relação as atividades propostas, desde o debate sobre a importância da arte como meio de comunicação até a parte prática que foi a execução do projeto com as pinturas feitas pelos próprios alunos, percebi que eles acolheram bem o que lhes pedi, indiquei que eles não se preocupassem com a carência de técnicas para pintura, e sim, voltassem sua atenção para a questão da expressão e da comunicação, tudo de maneira caprichosa.
No terceiro dia, que foi o dia da exposição toda a comunidade escolar se envolveu participando da apresentação de cada “artista”(aluno) sobre o que desejou expor com a sua obra de arte. Considero muito interessante também a participação das professoras que cederam aulas suas para a execução do projeto. Enfim, posso concluir dizendo que me serviu muito toda essa experiência como uma futura arte educadora.





ROTEIRO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

O projeto elaborado para a disciplina de PIEA 2 foi muito gratificante de ser realizado, cada passo do mesmo enriqueceu muito minha visão como futura arte-educadora, além de contribuir como base para o meu trabalho de conclusão de curso.
Iniciei este projeto acertando todos os passos com a direção da escola Dom Julio Mattioli, que foi a escolhida para a realização do projeto por ser a única escola de Ensino médio da cidade. Fui muito bem acolhida por toda a comunidade escolar.
Este projeto foi realizado em parceria com os professores de português e de artes da referida escola que cederam as suas turmas para a participarem da oficina. O projeto foi realizado em três dias consecutivos. O primeiro dia foi mais para desenvolver um entrosamento entre mim e os alunos, para a apresentação do projeto para a comunidade, e para expor a pintura como meio de expressão e comunicação não verbal, isso foi feito através da apresentação de um slide com um texto sobre a pintura e depois ilustrado com algumas obras de Cicero Dias para exemplificar como um artista pode comunicar seus sentimentos, sua cultura, a realidade em que vive, através da pintura. Utilizei também algumas obras de Tarsila do Amaral. Fiz também um debate entre os alunos para discutirmos a importância da arte como forma de comunicação e expressão junto à sociedade, os alunos participaram muito, foi bem interessante perceber a visão deles em relação a esse assunto.
No segundo dia propus aos alunos que baseados nos conceitos adquiridos e discutidos no dia anterior pudessem, eles mesmos serem os artistas da vez, levei tinta acrílica, tela, e pedi aos alunos que levassem azulejos para servir de paleta, assim se fez. Cada aluno foi instigado a não se prender em técnicas nem roteiros e sim em simplesmente se expressar e comunicar algo através de suas obras.
Em geral eles acolheram a ideia e colocaram a mão na massa, apenas alguns demonstraram certa restrição à proposta da pintura, mas até esses participaram com obras bem interessantes. Quebrou o gelo!
O terceiro dia foi especialmente dedicado à exposição das obras dos alunos para o restante da comunidade escolar, este dia foi bem legal, agradeço muito a direção da escola que contribuiu com esse projeto liberando os alunos para a participação. Como não tínhamos cavaletes nem suportes apropriados para expor as telas, improvisamos colocando as mesmas na parede mesmo.
Enquanto a comunidade escolar apreciava as obras, cada “artista” (aluno) ia expondo aos presentes o porquê da escolha do tema, das cores e o que ele queria passar com o que pintou. Ao final, eu distribui os cartõezinhos aos alunos e propus que cada um fizesse a releitura da obra infância em boa viagem de Cícero Dias. O acompanhamento das entregas das releituras foi feito pelas professoras da escola.
Acredito que a realização desta mini oficina foi muito enriquecedora não só para mim como também para as turmas que participaram, estendendo as professoras e a toda a comunidade escolar, era facilmente percebido o entusiasmo de cada um em cada etapa do projeto. Fui realizada neste projeto.
Materiais utilizados na realização da oficina:
• Data show
• Notebook
• Telas
• Tintas Acrilicas
• Azulejos
• Panos retalhos para limpeza de materiais
• Microfones
• Caixa amplificadas
• E também os materiais utilizados para a confecção dos cartõezinhos que já foram citados na tarefa(materiais).





Roteiro Projeto interdiciplinar.
A pintura como meio não verbal de expressão no ambiente escolar.

O referido projeto visa se utilizar das disciplinas de língua portuguesa e artes para alcançar os alunos da escola estadual de ensino medio Dom Julio Mattioli no que diz respeito ao exercício de suas capacidades expressivas e criativas.
O projeto tem como escopo servir- se da pintura como forma de instigar nesses alunos a livre expressão de seus sentimentos, emoções, percepções e etc. Acreditamos que a pintura se inclui tanto nas esferas da arte como também da língua portuguesa por poder ser caracterizada como linguagem não verbal de comunicação além de um meio de expressão artística.
Como sabemos, o ser humano sempre sentiu a necessidade de se comunicar e de se expressar, uma das primeiras maneiras que ele encontrou para fazer isso foi através da pintura, tomamos como exemplo as pinturas feitas em cavernas desde o tempo de nossos antepassados.
Depois de um longo processo, o homem conseguiu amadurecer as suas maneiras de se expressar até chegar à linguagem, no entanto, ainda hoje o homem se utiliza das maneiras antigas de comunicação através da linguagem não verbal, a exemplo disso temos a pintura.
Por essa razão, a motivação acerca desse projeto se baseia na interdisciplinaridade de ensino aprendizagem em artes e português através da pintura, onde o exercício da expressão através da mesma se insere tanto no âmbito das artes como da disciplina de português, logo, percebemos que o anseio escondido atrás desse projeto é cultivar nos alunos a prática da expressão comunicativa se utilizando de todos os tipos de linguagem, verbal e não verbal.
Considero que no mundo em que vivemos a comunicação é essencial, daí a mola propulsora em relação a esse tema.
A proposta inicial é unir as disciplinas de português e artes para juntas elaborarmos uma oficina de pintura que venha propor aos alunos a utilização da arte como meio de comunicação e expressão não verbal. A oficina seria concluída com uma exposição das obras dos alunos para toda a comunidade escolar.
















Tarefa Material

Cícero Dias
O Poeta das Cores




Infância em boa viagem, década de 1950, óleo sobre tela, 92X73 cm, coleção particular, São Paulo.



Sua Releitura Da Obra Infância em Boa Viagem.







Poema Meus oito Anos de Casimiro de Abreu



Meus Oito Anos
Oh ! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !
Como são belos os dias
Do despontar da existência !
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor !
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar !
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar !
Oh ! dias de minha infância !
Oh ! meu céu de primavera !
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã !
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã !
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberta ao peito,
- Pés descalços, braços nus -
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis !
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo,
E despertava a cantar !
Oh ! que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais !
- Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais !
Casimiro de Abreu

Capa do cartão


Materiais utilizados:

Papel cartão
Tesoura
Sinhaninha
Papel de presente
Cola

Como trabalharei Cícero Dias como “artista inspirador” de minha oficina utilizarei uma pintura sua e um poema de Casimiro de Abreu no cartão, do outro lado estará um espaço para os alunos se expressarem através de uma releitura da referida pintura baseados no tema do cartão que é a infância