Arte

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

domingo, 6 de novembro de 2011

A pintura como meio não verbal de expressão no ambiente escolar.

A pintura como meio não verbal de expressão no ambiente escolar.

O referido projeto visa se utilizar das disciplinas de língua portuguesa e artes para alcançar os alunos da escola estadual de ensino medio Dom Julio Mattioli no que diz respeito ao exercício de suas capacidades expressivas e criativas.
O projeto tem como escopo servir- se da pintura como forma de instigar nesses alunos a livre expressão de seus sentimentos, emoções, percepções e etc. Acreditamos que a pintura se inclui tanto nas esferas da arte como também da língua portuguesa por poder ser caracterizada como linguagem não verbal de comunicação além de um meio de expressão artística.
Como sabemos, o ser humano sempre sentiu a necessidade de se comunicar e de se expressar, uma das primeiras maneiras que ele encontrou para fazer isso foi através da pintura, tomamos como exemplo as pinturas feitas em cavernas desde o tempo de nossos antepassados.
Depois de um longo processo, o homem conseguiu amadurecer as suas maneiras de se expressar até chegar à linguagem, no entanto, ainda hoje o homem se utiliza das maneiras antigas de comunicação através da linguagem não verbal, a exemplo disso temos a pintura.
Por essa razão, a motivação acerca desse projeto se baseia na interdisciplinaridade de ensino aprendizagem em artes e português através da pintura, onde o exercício da expressão através da mesma se insere tanto no âmbito das artes como da disciplina de português, logo, percebemos que o anseio escondido atrás desse projeto é cultivar nos alunos a prática da expressão comunicativa se utilizando de todos os tipos de linguagem, verbal e não verbal.
Considero que no mundo em que vivemos a comunicação é essencial, daí a mola propulsora em relação a esse tema.
A proposta inicial é unir as disciplinas de português e artes para juntas elaborarmos uma oficina de pintura que venha propor aos alunos a utilização da arte como meio de comunicação e expressão não verbal. A oficina seria concluída com uma exposição das obras dos alunos para toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário