Arte

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As tecnologias e a Educação


No atual modelo de sociedade onde quase tudo gira em torno da tecnologia é inquestionável a sua presença na educação, cada vez mais se faz necessário uma atualização na mentalidade dos professores de artes, que devem aprender a utilizar esses recursos como ricos auxiliares na formação de nossos educandos. Ao arte - educador cabe o papel de conhecer bem a realidade onde atua e capacitar-se para a utilização correta dos recursos tecnológicos, que estão presentes não só na escola como na casa dos alunos. Segundo alguns pensadores da Educação esse recurso é um grande agente de democratização da cultura e da informação. Caso os recursos não sejam bem explorados ou utilizados de forma inadequada, o educador estará apenas utilizando uma nova roupagem para o ensino tradicional.

Todo recurso é muito rico se for bem utilizado, até mesmo uma aula com retro-projetor, um recurso simples, que traz uma série de possibilidades, um dos recursos mais ricos é o computador, que está muito presente na atualidade.
O processo de informatização cresce com muita rapidez, o educador tem como responsabilidade preparar seus alunos para sua utilização em sociedade, são imensas as possibilidades pedagógicas que oferece esse recurso: jogos que desenvolvem o raciocínio lógico, construção de textos, produção de músicas, etc. Muitas de nossas escolas ainda não estão preparadas para a informatização na educação, mesmo as que possuem esse espaço de trabalho ainda enfrentam a resistência de alguns de seus profissionais.
Não podemos negar a presença das tecnologias na nossa vida atual. Cabe a todos, família e educadores, desempenhar seu papel frente a esses recursos, contribuindo para a formação de nossas crianças e adolescentes, preparando-os para o pleno exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário